Artigo

• por Dr. Michel Haddad
  • Psiquiatria
  • 05/03/2018

É possível que você já tenha se questionado em algum momento da sua vida, diante de alguma dificuldade ou perda, se precisava de cuidados psiquiátricos. Talvez essa constatação tenha vindo carregada de sentimentos negativos, de culpa, vergonha, preconceito e negação. O maior antídoto contra esses males é a informação. Confira abaixo o que é e do que se ocupa a psiquiatria e qual o seu papel na saúde e bem estar humanos.

A palavra psiquiatria deriva do grego e significa num sentido literal a "arte de curar a alma". Apesar da etimologia quase poética, a Psiquiatria é um vasto campo de atuação dentro da Medicina, e não observa apenas aspectos mentais ou "da alma", mas também sintomas físicos.

Trata-se da área médica que estuda e atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de diferentes formas e expressões de sofrimentos mentais. Os transtornos podem ser de uma natureza orgânica, como a carência de determinados elementos químicos no organismo do indivíduo, ou de caráter funcional, com manifestações psicológicas graves.

O objetivo da psiquiatria é tratar as doenças mentais buscando o alívio do sofrimento e o bem estar do indivíduo. No caso de doenças ou distúrbios leves, a psicoterapia pode resolver o problema em muitos casos. Em outros - por exemplo, doenças mentais graves, como esquizofrenia ou transtorno bipolar - o tratamento farmacológico pode ser necessário.

O tratamento com medicamentos é acompanhado por um processo no qual o paciente e sua família são ajudados na recuperação máxima possível. Uma doença deste tipo é uma adversidade, mas é possível evitar que ela se torne uma tragédia e que o indivíduo ganhe autonomia e independência.

Como um psiquiatra atua?

Para atuar como um psiquiatra certificado, um estudante de medicina se dedica em média 6 anos na formação básica e mais 3 anos de residência psiquiátrica, podendo ainda obter especializações através de cursos complementares. Por conta desta formação abrangente, o psiquiatra é habilitado para realizar uma avaliação que leva em conta exames de estado mental, histórico clínico e sintomas físicos. Os  médicos psiquiatras podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma (EEG) e exames como Tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons).

O profissional tem que avalia o  paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental para que possa obter o diagnóstico exato e trabalhar com diferentes abordagens de tratamento, que podem incluir o uso prescrito de medicamentos e sessões de psicoterapia, processo dialético no qual existe conversa entre médico e paciente sobre possíveis causas de seus problemas, promovendo maior consciência do mesmo e fornecendo ferramentas para lidar com essas questões.

E você, acha que poderia se beneficiar de uma consulta? Entre em contato e marque um horário na Fluture Saúde Mental.

Tags: Psiquiatria Psiquiatra em Moema Médico Psiquiatra Ansiedade Depressão Tratamento Psiquiátrico O que é psiquiatria