• Home
  • Artigos
  • 5 conceitos culturais populares que comprometem a Psiquiatria

Artigo

5 conceitos culturais populares que comprometem a Psiquiatria

  • por Dr. Michel Haddad
  • Psiquiatria
  • 23/05/2018

Um dos fatores que mais dificulta o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais é o preconceito. Existem crenças populares, ou preconceitos, que impedem que o indivíduo busque suporte. Conheça os 5 conceitos que mais comprometem a Psiquiatria e veja se não estão te atrapalhando a buscar uma melhor qualidade de vida.

1- Problemas emocionais atingem os que são fracos

Aqui, é preciso parar e refletir sobre o que é força ou fraqueza. Força de vontade para persistir e  atingir objetivos é um traço de personalidade muito admirável mas que pode ser anulado por um transtorno mental como a depressão ou a ansiedade. Uma pessoa em um quadro de depressão não vai sair dessa situação apenas pela força de vontade e exigir isso dela é ignorar esta condição.

Existem sim fatores hereditários que podem tornar mais propensos o aparecimento de transtornos, mas de modo geral, qualquer indivíduo está sujeito à períodos de transtornos mentais e merecem atenção e tratamentos adequados.

2- Você não tem motivo para se sentir assim, sua vida é melhor que de muita gente

Um preconceito recorrente é aquele que prega que sem motivo justo não se têm problemas emocionais. É comum e humano se sentir triste e desamparado em situações difíceis como perdas e luto. Também pode ser recorrente se sentir ansioso por conta de uma prova, um evento ou uma reunião importante no trabalho, ou ter dias mais alegres e outros mais introspectivos. Mas os transtornos de humor como depressão, ansiedade e bipolaridade vão muito além de adversidades no dia a dia.Quando há perda de qualidade de vida é o momento de reavaliar e buscar ajuda. Se comparar com outras pessoas também não ajuda em nada pois cada um está enfrentando problemas únicos e reagindo de maneira individual.

3- Você só precisa se exercitar mais

Não existe dúvidas de que uma vida saudável inclui exercícios físicos regulares e que a prática de esportes pode resultar em uma melhora na saúde mental. No entanto, em casos de transtornos mentais, muitas vezes o indivíduo se sente tão sobrecarregado que mal consegue executar tarefas simples como sair da cama ou tomar banho, o que dirá se dedicar aos esportes.

4- Tenha pensamentos positivos, amor e carinho e tudo se resolve

Embora manter uma atitude positiva diante das adversidades da vida seja uma ótima estratégia de resiliência, não é o que vai curar transtornos mentais. Claro que amor e carinho são importantes  Quando você torce o pé ou quebra o braço, trata do problema apenas com pensamentos positivos? Não né! A mesma lógica se aplica aqui, não dá para tratar problemas de saúde sem diagnóstico, tratamento e medicamentos.

5- Você não tem nada de mais, só precisa descansar

O cansaço é comum após esforços físicos e mentais, uma semana intensa de trabalho ou após desafios novos. No entanto, tenha cuidado com o cansaço que vira rotina, pois pode ser um sintoma de algo maior. Descansar, tirar férias, viajar ou mudar de ares são ótimas atitudes que nos ajudam a ver a vida sob novas perspectivas, mas não são, por si, atitudes capazes de resolver problemas de saúde mental.
 

E você, já ouviu ou mesmo já falou para alguém algumas destas frases? Acredita que se encaixa em alguma das situações descritas? Entre em contato e agende uma visita.


Tags: Psiquiatria Psiquiatra em Moema Depressão Pânico Psiquiatra em Moema Ansiedade Tratamento Psiquiátrico

Compartilhe essa Postagem: